Hyde Park
Com mais de 140 hectares de extensão, o Hyde Park é o maior parque do centro de Londres, constituindo-se como o grande pulmão da cidade e funcionando como um lugar de relaxamento.
Hyde Park ao longo dos anos
O terreno do parque pertenceu antigamente à Abadia de Westminster até que, em 1536, as terras foram expropriadas por Enrique VIII e se abriu como parque público no século XVII.
O parque foi a sede da Grande Exposição de 1851, para a qual se construiu um Palácio de Cristal, que acabou sendo retirado do parque ao final da Expo devido à pressão exercida pelos cidadãos.
O Hyde Park é considerado o parque mais antigo da cidade e desde a sua criação foi cenário de duelos, manifestações e shows. Há anos se realiza a tradição de celebrar os aniversários relacionados com a Casa Real com o disparo de 41 canhões ao meio-dia.
Um passeio pelo Hyde Park
Além de passear entre caminhos verdes e esquecer o ruído da cidade, no Hyde Park é possível realizar diversas atividades, como tomar sol, patinar, andar de bicicleta e alguns outros esportes.
Para os que queiram descansar, mas não gostam de ficar na grama, não há nenhum problema: é possível alugar cadeiras de praia em muitas zonas do parque.
Uma das atividades preferidas tanto por turistas como por londrinos é alugar um barco de remos no lago central chamado Serpentine, um pequeno oásis habitado por uma variada fauna aquática.
Durante o verão acontecem vários eventos no parque, a maioria musicais.
Speakers' Corner
Na esquina nordeste do Hyde Park está o Speakers Corner, um curioso lugar onde, aos domingos de manhã, se reúnem diversas pessoas (oradores e excêntricos) para fazer discursos sobre diferentes assuntos, tanto religiosos como políticos. Trata-se de um verdadeiro espetáculo ao qual as pessoas comparecem para escutar, aplaudir ou vaiar.
O Speakers Corner se tornou famoso durante a Segunda Guerra Mundial, já que era o único lugar onde as pessoas podiam ir para defender Hitler ou criticar Churchill sem temor a represálias. Hoje em dia no Speakers Corner é possível falar de qualquer tema, sempre e quando não contrarie a lei.
Horário
No centro de Londres.
Transporte
Metrô: Knightsbridge e Hyde Park Corner, linha Piccadilly; Lancaster Gate, Queensway e Marble Arch, linha Central.
Ônibus: linhas 2, 6, 7, 8, 9, 10, 14, 15, 16, 19, 22, 30, 36, 38, 52, 73, 74, 82, 137, 148, 274, 490, 414 e 436.
Lugares próximos
Kensington Gardens (795 m) Harrods (839 m) Museu da Ciência (1.1 km) Victoria and Albert Museum (1.2 km) Apsley House (1.2 km)